quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Musicalidade


Como podemos definir a música brasileira em só estilo, de uma só maneira? Taxar algo tão vasto como o nosso país é uma grande besteira. De um extremo ao outro de nosso território nós encontramos ritmos, culturas e etnias diferentes e seguindo este caminho está a música brasileira.


Muitos a chamam de MPB, mas como definir essa tal de MPB? É aquela música que encanta e que tem a cara e o coração de todos os brasileiros e representa em seus acordes a raça, o suor e a luta de toda essa nação.


Música brasileira é aquela que não encontra barreiras em seus caminhos, vence as sendo econômicas, políticas e sociais. Une o pobre e o rico na alegria do dedilhar de um violão.


Muitas vezes deixamos essa música rica como à cultura que ela representa por uma música internacional, só porque é um fenômeno de vendas, fazendo pessoas se aculturarem perdendo suas raízes, desencantando-se com o belo de sua nação que muitas das vezes não chega a ser reconhecido. E por quê? Para ser “cool”, o cara da moda. No entanto nada disso fale a pena, nada disso te preenche, pois não é seu, mas é dos outros.


O importante é ressaltar que a música brasileira existirá sempre na mente de todos os brasileiros e que só depende dessa nação preservar e perpetuar nossa musicalidade.


Só um lembrete: não devemos comemorar e lembrar da Bossa Nova só no ano em que ela faz 50 anos, porém em todos os momentos em que pensamos na música brasileira, Pois foi a mesma que nos representou e nos marcou no cenário musical internacional. Tom, Vinícius, Nara Leão e todos os outros, muito obrigada por tantas partituras que se transformaram em acordes e com sua união a mais bela representação musical do brasileiro.



Pense nisso!!!!!!!!!

Nenhum comentário: